Sazonalidades anuais


21/01/2014

Mudanças de estação ocorrem sempre na mesma época. A previsibilidade é uma aliada 

 

O calendário promocional deve fazer parte do plano de marketing de toda empresa. E as ações especiais que serão realizadas ao longo do ano devem ser previstas com antecedência. Existem as datas comemorativas, que devem ser trabalhadas fortemente, mas também é preciso ficar atento às sazonalidades. Mudancas de estação ou período de férias provocam alterações no comportamento do shopper, que devem ser levadas em consideração.

 

Por ocorrerem em períodos fixos podem ser planejados com antecedência. Cada tipo de varejo ou de produto trabalha com um prazo mínimo. Mas há algumas questões que devem ser levadas em consideração sempre. Caso haja a necessidade de reforçar o sortimento de algum determinado produto importado, a antecedência do planejamento de comprar pode chegar a até um ano. “Para realizar uma importação, o varejista tem que seguir todo o trâmite. É preciso se planejar e executar, esperar para receber as mercadorias dos containers. Pode ser um processo demorado”, alerta o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Gustavo Carrer.

 

Um dos período em que a sazonalidade pode ser melhor explorada é o mês de setembro. Este mês não reserva nenhuma data comemorativa, então pode ser uma boa saíde investir no tema primavera – e todo o sortimento que envolve a estação – para atrair a atenção do consumidor. “É preciso criar um motivo, um mote, para gerar a mobilização de consumidores em função de um evento”, ressalta o professor dos cursos de férias da ESPM, Roberto Nascimento.

 



◂ VOLTAR