Nutricionista lista alimentos aliados da saúde masculina


21/01/2014

 

 

Especialista consultora da farmácia online Netfarma lista os alimentos que ajudam a ala masculina e dá dicas de como mudar hábitos alimentares para uma rotina mais saudável

 

São Paulo, 16 de janeiro de 2014 – Os homens nunca foram tão preocupados com assuntos como alimentação e bem-estar. Cada vez mais eles se interessam por informações acerca de alimentos que atuam em prol da sua saúde e que possam ajudar na prevenção de doenças.

 

A nutricionista consultora da farmácia online Netfarma (http://www.netfarma.com.br), Dra. Karin Honorato, explica que há alimentos que, quando inclusos no cardápio diário, podem mudar a rotina de um homem. “A boa alimentação influencia o desempenho físico e mental, ajuda a chegar e manter o peso ideal, entre outros diversos benefícios”, afirma.

 

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicou que os homens vivem em média sete anos a menos que as mulheres. E entre as doenças que mais acometem os rapazes, está a obesidade, que também pode alavancar problemas de saúde mais graves, como diabetes, hipertensão e propensão ao infarto. Dados do Ministério da Saúde mostram que os homens brasileiros apresentam maior vulnerabilidade que as mulheres em relação às doenças cardiovasculares.

 

Mudar os hábitos alimentares não significa eliminar a cervejinha com petiscos no final de semana  com os amigos. “É preciso ter em mente a reeducação alimentar. E este é um processo gradual, que começa com a inclusão de novos alimentos nas refeições, mas sem necessariamente restringir o cardápio a alimentos integrais ou in natura”, explica a nutricionista.

 

Cientistas da Universidade Park, nos Estados Unidos, constataram que a inclusão de oleaginosas -  como castanhas, avelãs e amêndoas – no cardápio reduz entre 25% e 39% os riscos de problemas cardiovasculares. Se consumidos diariamente, podem também combater os receptores do LDL (colesterol ruim) no organismo.

 

Confira alguns alimentos listados pela nutricionista consultora da Netfarma, que agem em prol da saúde e bem-estar do homem:

 

Vegetais verdes-escuros (brócolis, couve de bruxelas, couve-flor, repolho) –  Sempre há alguém para torcer o nariz para estes alimentos, mas é importante lembrar que são ótimas fontes de vitaminas A, C e K e possuem dezenas de flavonoides, com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. “Não se trata de uma sugestão para se tornar vegetariano, mas para se conscientizar  de que a carne nem sempre precisa ser o prato principal”, indica Dra. Karin.

Aveia – Rica em fibras solúveis, ela contém propriedades que ajudam em casos de intolerância a glicose e no controle do diabetes tipo 2, uma das principais causas de impotência sexual masculina. “A aveia pode ser incluída na alimentação diária sem grandes dificuldades. Vai bem no café da manhã com frutas, ou mesmo no final da tarde e à noite, como mingau”, indica a nutricionista consultora da Netfarma. Além da aveia, o feijão e a lentilha são boas fontes de fibras solúveis.

 

Azeite de oliva – Por trazer ácidos graxos monoinsaturados em sua composição, o azeite de oliva pode ajudar a manter o colesterol total equilibrado e aumentar o HLD (colesterol bom). Os altos níveis de colesterol estão associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mais frequentes em homens do que em mulheres. Vale lembrar que para receber esses benefícios é preciso consumi-lo de forma moderada.

 

Tomate – O licopeno, substância presente na composição do tomate e em frutas de coloração vermelha, pode reduzir o risco do câncer de próstata. O benefício foi constatado por um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

 



◂ VOLTAR