Ioga do riso faz parte de reabilitação de pacientes nas Filipinas


27/07/2015

Instrutor trouxe a prática da ioga do riso para ONGs filipinas.
Prática combina técnicas de respiração da ioga e exercícios de riso.

Risos altos ecoavam em um edifício do governo em Manila, nas Filipinas, enquanto pacientes com deficiência física se reuniam para uma sessão de terapia incomum. Eles estavam praticando a ioga do riso, que é uma combinação das técnicas de respiração da ioga, alongamento, cantos e exercícios de riso.

O instrutor de ioga do riso Paolo Trinidad explica por que tem ensinado essas técnicas ao longo dos últimos cinco anos. "Porque quando você os ajuda por meio do riso, isso os empodera. Isso muda a mentalidade deles: a autopiedade vira resiliência, vira empoderamento, então torna-se muito positivo. Em vez de partir para a depressão, isso os torna positivos e eles se esquecem de seus problemas", diz.

Ele acrescenta que a prática pode melhorar o humor, aumentar os níveis de energia, melhorar a memória, reduzir o estresse e fortalecer o sistema imunológico.

Flora Leone, uma das participantes que que tem uma doença congênita nos ossos conta que, a princípio, ficou nervosa sobre participar da atividade. "No começo, estava com vergonha porque pensei: 'ele está tirando sarro de nós?' Mas não era isso porque era como uma rotina de exercícios para nós."

 Pacientes com câncer sorriem durante sessão de ioga do riso em Manila, nas Filipinas  (Foto: Reuters/Romeo Ranoco)
Pacientes com câncer sorriem durante sessão de ioga do riso em Manila, nas Filipinas (Foto: Reuters/Romeo Ranoco)

Trinidad também trouxe a prática da ioga do riso para ONGs como a Fundação Carewell, que cuida de pacientes com câncer nas Filipinas. Uma das voluntárias da ONG, Mayet Ganir, disse que alguns pacientes com câncer sofrem de depressão e baixa autoestima e o ioga do riso acaba complementando seu tratamento.

"Tratar não é apenas quimioteraía e remédios. Acreditamos que isso é apenas metade. A outra metade é a perspectiva positiva do paciente e dar a eles esperança de que irão melhorar", disse.

A ioga do riso foi criada pelo médico indiano Madan Kataria em 1995 e, desde então, ganhou muitos seguidores na Índia e se espalhou por diferentes partes do mundo.



◂ VOLTAR