Ficar em pé 6 horas por dia ajuda a emagrecer, diz pesquisa


09/11/2015

Risco de obesidade cai 32% para os que ficam mais tempo levantados

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que ficar de pé seis horas por dia ajuda a eliminar um terço da gordura corporal. Esse tempo levantado está ligado à diminuição de 32% das chances de obesidade. A pesquisa foi publicada na revista Mayo Clinic Proceedings.

A pesquisa envolveu mais de 7.000 adultos, que ficaram de pé seis horas todos os dias e mediu a massa corpórea, gordura corporal e circunferência da cintura. Em homens, ficar em pé diminuiu as chances de obesidade em 32%. Já ficar levantado por cerca de 12 horas, o risco da doença diminui 59%. Mais do que 12 horas em pé não alterou as chances de obesidade.

Nas mulheres, ficar em pé seis, 12 e até metade do dia, diminuiu a possibilidade da doença em 35%, 47% e 57%, respectivamente. No sexo feminino, a principal diferença foi na circunferência abdominal. 

A prática de exercícios físicos aliada a ficar de pé durante o dia se mostrou ainda mais eficaz no combate á obesidade, segundo a pesquisa.

O autor do estudo, Kerem Shuval, ressaltou que a atividade física é extremamente importante, porque o gasto energético não aumenta significativamente quando a pessoa está de pé, se comparado a quando está sentada.

— A situação de ficar em pé está mais relacionada à postura corporal do que ao gasto de energia.



◂ VOLTAR